Passaporte
Compre aqui
Aberto

De segunda a sábado
Das 10 às 18h

Preços:  

De segunda a sábado: Inteira R$ 20,00/ Meia Entrada R$ 10,00

Informações

(54) 3905-4811
das 10 às 18h
contato@museufestivalcinema.com.br

KIKITO

Home / KIKITO

Kikito – O Deus do bom humor & da energia positiva

 

Por trás da história do Kikito existe a história de uma mulher visionária, apaixonada por arte e que presenteava seus amigos do meio cultural com suas criações. Idealizado pela artista plástica gramadense Elizabeth Rosenfeld por volta de 1965, o Kikito surgiu como um objeto de arte, esculpido em formato de sol, para trazer luz e energia positiva num dia cinzento, com intuito de dissipar a tristeza e o mau humor!

 

Elizabeth Rosenfeld, lançou, em forma de concurso, aos artesãos locais, a missão de confeccionar o Kikito como objeto de arte que traduzisse sua percepção artística e sentimental. Ele deveria representar, no primeiro momento, um elo indissolúvel, entre a “arte e a vida” no convívio diário das pessoas, pois ela concebia a ideia de que  “viver implicava criar e criar era dar sentido à vida”.

O vencedor do concurso para confecção do Kikito foi o artista Orival da Silva Marques, conhecido por Xixo. O Kikito se tornou então o símbolo de um  relacionamento bem humorado, que irradia a energia positiva entre as pessoas que respeitam a criatividade e a vida.

De símbolo de uma cidade a prêmio de Festival, foi um salto. Romeu Dutra, Secretário de Turismo de Gramado e da Comissão Organizadora do Primeiro Festival de Cinema da cidade, em fins de 1970, levou o exemplar do Kikito para Ricardo Cravo Albim, então Presidente do Instituto Nacional do Cinema/INC. Ricardo se simpatizou pela estatueta e sugeriu, na ocasião, que a tomassem o troféu máximo dos Festivais de Cinema, ainda que alguns preferissem a Hortênsia de Ouro (outra estatueta idealizada na época). Este encontro foi marcado pelo ator gaúcho José Lewgoy, que, ao lado de Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo, Cyll Farney e Anselmo Duarte brilhou nas chanchadas produzidas pela Atlântida, na década de 1950 além de suas atuações tem telenovelas nacionais. Ator com prestígio internacional, Lewgoy também participou de várias produções estrangeiras.

 

 

 

 

 

 

Os primeiros Kikitos foram confeccionados em madeira imbuia. Até 1989, Xixo fez manualmente 44 estatuetas em madeira de imbuia para premiação no Festival. Em 1990, a estatueta passou a ser confeccionada em bronze.  Atualmente ela é conhecida como símbolo principal do Festivais e da premiação dos melhores do cinema brasileiro & latino-americano.

 

 

 

 

 

 

Conheça o Oscarito – ator que deu origem ao nome do Prêmio!

 

Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz  nasceu em Málaga, 16 de agosto de 1906. Mais conhecido na época por “Oscarito”, este ator hispano-brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil, tornou-se famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo. 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Imagem: Divilgação 

 

Curiosidades

 

Elizabeth Rosenfeld adorava presentear os amigos com suas peças. No início de 1967, Elisabeth convidou o casal Berg para, uma noite, aparecerem para um drink e neste encontro que ela apresentou o “Grande Kikito”. Uma peça que possuia (e ainda possui) 1,80m de altura, 60cm de largura e com 23 cm de profundidade. Seu peso era em torno de 200kg. Sr. Kurt comprou a peça e os funcionários de Elizabeth, de sua fábrica, colocaram-na em seu jardim, na Rua Ponche Verde, em Gramado. Por muitos anos a Família Berg conviveu com aquela escultura em sua casa, preservando com um respeito histórico inenarrável. Esta linda estatueta foi doada ao acervo histórico de Gramado e encontra-se no localizada no Cine Embaixador, dentro do Palácio dos Festivais.

Mais sobre o Kikito

Veja mais

/Nossas outras sessões